28 fevereiro 2011

WORKSHOP NÍVEL BÁSICO - OMELETES E PANQUECAS

O WORKSHOP NÍVEL BÁSICO que o BLOG DO CHEF esta promovendo, já estamos na sua 4ª aula onde iremos ensinar a fazer uma omelete e panqueca de dar agua na boca em qualquer um.


O WORKSHOP NÍVEL BÁSICO é especialmente desenvolvido para solteiros, ex-casados, estudantes e iniciantes na cozinha, e também para aquelas pessoas que sabem cozinhar, pois aqui você encontra dicas e curiosidades para melhorar seu dia-dia na cozinha.


Reveja as aulas anteriores :


=> ARROZ CASEIRO


VAMOS COMEÇAR ?

Antes uma perguntinha basica :
Quem veio antes, o ovo ou a galinha ?
Essa pergunta muitos não sabem responder pois a galinha veio do ovo e o ovo foi colocado pela galinha, seguindo a essa lógica seria difícil determinar o responsável pela a criação original.
Temos 2 teorias que pode explicar, a 1ª a favor do ovo e a 2ª a favor da galinha :

1ª TEORIA
De acordo com a teoria da evolução, o ovo veio antes da galinha.
Considerando que o ancestral da galinha ( que ainda não era uma galinha ) botou o ovo com a mutação que resultaria em um certo período de tempo ( pode ter sido anos ) em uma galinha igual as do dia de hoje.

2ª TEORIA
De acordo com as pessoas que acreditam que a humanidade, a vida, a terra e o universo foram criados por um agente sobrenatural ( DEUS ), a galinha veio antes criada por esse agente sobrenatural, assim também como a vida, a terra e o universo.

CONCLUSÃO :

Nenhuma das 2 teorias ajudarão em nada, pois ainda continuamos com a duvida " Quem veio antes, o ovo ou a galinha ? ", só entrei com essa questão por achar essas 2 teorias interessantes, que no final acabam sem nenhuma conclusão, vamos pular isso e ir para o que interessa.

TIPOS DE OVOS :
Existem varios tipos de ovos, mais irei falar só os ovos que são vendidos em mercados grandes/pequenos.


OVO BRANCO/VERMELHO
O ovo da galinha é formado por:


ÁGUA - 73,9%
PROTEÍNA - 12,6%
GORDURA - 12%
SAIS MINERAIS - 1,1%
OUTROS ELEMENTOS - 0,4%

Ambos tem o mesmo valor nutricional.
Existem algumas diferenças do BRANCO para o VERMELHO:

BRANCO:
A galinha de ovos brancos são criadas em granja, a maioria dos produtores usam substancias como hormônio entre outras substancias para que a galinha cresça e fique mais gorda para o abate, as substancias por sua vez acabam indo para o ovo também, isso faz com que os consumidores antes de comprar pensem 2 vezes entre o vermelho e o branco. Mas isso não é para se levar tão a serio, pois as substancias que acabam indo para o ovo são praticamente nulas, isso não é o motivo para deixar de comer o ovo branco, podemos comer sem maiores problemas.

VERMELHO:
A galinha de ovo vermelho são caipiras, elas são criadas soltas, comem o que elas querem, muitas comem folhas, plantas e etc...o que tiver e o que ela encontrar ela come, os produtores desse tipo de galinha, não dão substancias ( como hormônio ) porque não há interesse em abate-las.
Tem pessoas que dizem que o ovo vermelho é mais nutritivo, estão enganados pois entre a branca e a vermelha, ambas tem o mesmo valor nutricional, a unica diferença é que a de granja acaba recebendo certas substancias e a caipira não.

Ambas tem sua cor e gosto um pouco diferentes uma da outra, outra diferença que você encontra entre o vermelho e o branco é quando você abre ele, reparando bem você nota que a gema do ovo branco é bem mais clara que a do ovo vermelho, a explicação é a alimentação que é proporcionada a galinha.


Mais um pouco sobre o precioso ovo :
O ovo é considerado o alimento natural mais completo depois do leite.
Tem alto valor nutricional porque é rico em proteínas, gorduras, sais minerais e vitaminas.
A clara do ovo tem ALBUMINA, uma proteína com alto valor energético.
A gema é onde se concentra a maior parte de vitaminas, proteínas e minerais.
A casca é formada por 3 camadas : cutícula, o casca propriamente dita e a membrana que vem dentro do ovo.

Depois de aprender um pouco sobre os ovos, vamos agora para a nossa aulinha pratica.

OMELETE 



Ingredientes :

2 ovos
1 cebola picada
50g queijo mussarela rasgada
50g queijo prato cortado em cubos
1 tomate pequeno cortado em cubos
1/2 xícara de parmesão ralado 
3 colheres ( sopa ) creme de leite
2 colheres ( sopa ) agua
1 colher ( sopa ) manteiga
1 fio de óleo 
Sal a gosto

Modo de Preparo : 

Em uma tigela coloque os ovos e misture ( não bater muito, é só para misturar um pouco a gema com a clara ), em seguida coloque o sal, cebola, queijo mussarela e o prato, tomate, queijo parmesão, creme de leite e a agua, com a frigideira pré-aquecida coloque a manteiga  e o óleo e em seguida coloque a mistura, com umas espátula solte as bordas da omelete na frigideira, com a ajuda da espátula, levante a omelete para ver se esta dourada, se estiver vire para dourar o outro lado.

DICA :
De preferência, usar frigideira com teflon
Para ajudar na hora de virar, você pode usar uma outro frigideira, quando você estiver fazendo a sua omelete na frigideira, coloque outra em fogo médio, coloque a manteiga e o óleo, assim que o omelete estiver pronto para virar, coloque a outra frigideira em cima e vire com rapidez e cuidado.
Existe frigideira dupla que é justamente para ajudar na hora da omelete, como nessa imagem abaixo :


Para fazer a omelete crescer um pouco e deixar ela  mais macia, acrescente nessa receita 1 colher ( chá ) de bicarbonato de sódio.

PANQUECAS

Ingredientes :

3 1/4 xícara ( chá ) de leite
3 ovos ( meio batidos )
2 colheres ( sopa ) manteiga derretida
350g farinha de trigo ( peneirada )
1 colher ( café ) sal
80g açúcar ( peneirada )
1 colher ( café ) bicarbonato de sódio
1 colher ( sopa ) fermento em pó

Modo de Preparo :

Faça a mistura entre o ingredientes líquidos separadamente dos sólidos.
Líquido : em uma tigela misture o leite, os ovos ( meio batidos ) e a manteiga ( derretida ), misture e reserve.
Sólido : em uma tigela misture a farinha de trigo ( peneirada ), o açúcar ( peneirado ), sal, o bicarbonato de sódio e o fermento em pó.
Vá despejando a mistura dos líquidos ( cuidadosamente ) em cima dos sólidos, mexa com calma, quando você ver que o sólido se juntou parcialmente com o líquido, mexa com mais rapidez.

ATENÇÃO :  não se importe se formar grumos ( caroços ) na massa. Para não acontecer isso você pode usar um batedor de arame ( imagem abaixo ), ele é pratico e ajuda a misturar os ingredientes com mais rápidos e facilidade. Importante lembrar também que não se deve bater demais a massa, pois a massa tem bicarbonato de sódio e fermento em pó, por isso se bater demais as panquecas não ficarão macias.

Para fazer as panquecas, pegue uma frigideira, unte ela com óleo e coloque em fogo baixo, no centro da frigideira coloque 1/2 concha de massa ( +/- 1/3 xícara de chá ). Balance a frigideira para ajudar a espalhar a massa em todo o fundo da frigideira, deixe em fogo baixo por 1 min, depois de 1 min vai começar a aparecer bolhas na superfície da massa, quando a massa estiver com as bordas douradas e com bolhas por toda superfície, vire para doura o outro lado. Repita o mesmo processo ate que a massa acabe.


Depois de prontas você pode usar qualquer tipo de cobertura : chocolate, geléia de morango, geléia de amora, mel, doce de leite, cereja, açúcar de confeiteiro, ganache, caramelo, chantilly e etc...seja criativo e sirva as suas panquecas no café da manha e no lanche da tarde. Para dar uma ajudinha na cobertura, abaixo uma deliciosa receita para fazer uma cobertura de chocolate.

COBERTURA DE CHOCOLATE


Ingredientes :

1 tablete de chocolate ( meio amargo )
1 colher ( sopa ) de rum
2 colheres ( sopa ) de manteiga
4 colheres ( sopa ) de agua

Modo de Preparo :

Coloque o chocolate em uma panela ( em banho maria ) e leve ao fogo até derreter. Acrescente o rum, manteiga e a agua e misture bem.


Depois que a cobertura estiver pronta, sirva como desejar.


DICAS :

1º COMO POSSO SABER SE O OVO ESTA BOM ANTES MESMO QUE EU QUEBRE A CASCA ?
A diversas maneiras, a mais popular é colocar os ovos em um copo, bacia e ou em uma tigela com agua fria e prestar a atenção, se o ovo afundar significa que ele esta bom, se ficar boiando na superfície significa que ele esta ruim. Todo ovo tem um saco de ar interno, a medida que ele envelhece essa saco aumenta de ar a ponto de faze-lo flutuar.
Uma outra maneira de você saber se o ovo esta bom ou ruim é colocando o ovo contra uma luz forte, os ovos crus frescos são translúcidos, você gira ele em varias direções e a gema permanece no centro.

2º ONDE É MAIS SEGURO CONSERVAR OS OVOS ?
O melhor modo de conservação do ovo é na geladeira, mas não na porta pois as vibrações do abre e fecha constante da porta pode rachar a casca do ovo, entrar ar e estraga-lo. Também nesse abre e fecha constante, o ovo que esta na porta sofre oscilações de temperatura e isso não é indicado para o ovo, isso pode fazer com que ele estrague. O melhor há fazer é deixar os ovos na caixinha que ele vem quando você compra, ele é um ótimo protetor contra rachaduras, você tem a opção de guardar os ovos na geladeira ou não, o mais aconselhável é deixa-lo na geladeira, pois tem dias ( ainda mais no RJ ) que esta muito quente e abafado e isso estraga o ovo.

É isso pessoa, a 4ª aula do nosso WORKSHOP NÍVEL BÁSICO terminou, qualquer duvida deixe um comentário ou mande sua duvida para blogdocheff@gmail.com.


PROXIMA AULA - 5ª AULA DO WORKSHOP NIVEL BASICO - MASSAS E MOLHOS


NÃO PERCA !!!

bloggerdochef.blogspot.com

Um comentário:

  1. Olá me chamo Camila e adoro acompanhar o blog,por favor tem cursos em são Paulo?

    ResponderExcluir

Leia Mais:

Related Posts with Thumbnails